Arquiteto em Porto Alegre: O que faz um Arquiteto? Como Escolher um Arquiteto em Porto Alegre?

Arquiteto em Porto Alegre: O que faz um Arquiteto? Como Escolher um Arquiteto em Porto Alegre?

Na hora de reformar ou construir surgem sempre algumas dúvidas. Será que vale a pena contratar um arquiteto ou eu mesmo posso planejar minha obra? Será que esse gasto é supérfluo? O que esse profissional pode realmente fazer para me ajudar?

Aqui respondemos as principais dúvidas para te ajudar a entender um pouco mais sobre o nosso serviço prestado. 


O que faz um arquiteto?


O arquiteto é o profissional técnica e legalmente autorizado a desenvolver um projeto arquitetônico, item obrigatório para construir ou reformar um imóvel. Além do projeto arquitetônico, onde o arquiteto irá, distribuir corretamente os espaços, a ventilação, iluminação e os materiais adequados, o arquiteto possui atribuição profissional para desenvolver  e/ou coordenar os projetos complementares necessários à sua construção, tais como projetos de instalações hidrossanitárias, instalações elétricas, estruturais, de prevenção e combate a incêndio, estudos de viabilidade, projeto de decoração de ambientes, entre outros projetos.


O arquiteto e urbanista, é indispensável a qualquer construção ou reforma. Com o apoio deste profissional a obra terá mais qualidade com menor custo. O arquiteto e urbanista sabe entender o sonho de cada cliente, interpretá-lo e transformá-lo em realidade. Mais que isso, ele sabe otimizar o seu projeto, explorando todo o seu potencial, propondo ambientes modernos e funcionais adequados às necessidades específicas de cada cliente.  

É importante lembrar que nós passamos muito tempo de nossas vidas em ambientes ou espaços projetados por arquitetos. Nós nascemos em hospitais, vivemos em casas ou apartamentos, estudamos em escolas e universidades, frequentamos restaurantes, bares, parques, entre outros. Por isso, é ideal que nos sintamos bem e confortáveis em todos esses locais.  Quando um arquiteto desenvolve um projeto, ele pensa em muitas coisas: a que público se destina, qual a funcionalidade do espaço, qual sua estética, que sentimentos irá despertar nas pessoas que a verem ou visitarem, como as pessoas irão neste local trabalhar, morar, estudar... Enfim, não é uma tarefa simples, são múltiplas questões a se pensar de forma simultânea. Sempre visando um projeto de qualidade, conforto e harmonia.


Por que contratar um arquiteto?


Você pode contratar os serviços de um arquiteto ou de um escritório de arquitetura por vários motivos. Uma das razões pode ser apenas uma consultoria: identificar qual a melhor opção de compra de um terreno ou de um imóvel numa determinada região.  Outro motivo, bastante comum, é contratá-lo para desenvolver o projeto de construção de casas, empresas, restaurantes, ou até mesmo uma reforma dessas edificações.  


O arquiteto e urbanista é o profissional certo para transformar as suas necessidades e desejos em soluções para construir ou reformar o seu imóvel.  Ele tem uma formação multidisciplinar que o habilita a unir soluções técnicas-construtivas com criatividade, funcionalidade e estética, deixando o seu imóvel mais agradável, ambientalmente sustentável, adequado às suas necessidades e ao seu orçamento.

 

Há escritórios especializados apenas em planejar a decoração e o mobiliário dos ambientes. Outros, como a Blomker Arquitetura, no entanto, dão suporte do início ao fim de uma construção, desenvolvendo desde  os projetos básicos, aprovações nos órgãos públicos  até o detalhamento de interiores, incluindo além do projeto o acompanhamento da execução da obra, contratando operários e auxiliando na compra de  materiais. Por isso, verifique sempre qual a área de atuação do profissional que você irá contratar para melhor se encaixar às suas necessidades.

 

 

Vale a pena contratar um arquiteto?

 

Contratar um arquiteto é um investimento com retorno imediato e também recompensa mensurável a longo prazo. Com o auxílio de um arquiteto, você irá construir com garantia de segurança, uso adequado de materiais e evitar o desperdício de investimentos. Ou  seja, você evita gastar dinheiro de forma desnecessária, construindo algo diferente do que realmente desejava.

Ainda, uma obra feita sob a orientação de um arquiteto agrega valor ao imóvel. 

O arquiteto e urbanista sabe entender o sonho de cada cliente, interpretá-lo e transformá-lo em realidade. Mais que isso, ele sabe otimizar o seu projeto, explorando todo o seu potencial, propondo ambientes modernos e funcionais. Ele sabe valorizar pequenos espaços, criar uma iluminação inteligente e sustentável aproveitando a luz natural, zelar pelo arejamento e, ainda, ele é fundamental na colaboração para um acabamento adequado. E tudo isso, na certa, vai tornar o imóvel muito mais valorizado.

O arquiteto apenas desenvolve projetos? 

 

Além de desenvolver e coordenar todos os projetos, o arquiteto pode também se responsabilizar pela execução das obras de sua construção ou reforma, das providências legais à contratação de operários, oferecendo um elenco completo de serviços.

Devido à sua ampla formação técnico-artística, o arquiteto está unicamente preparado para gerenciar todos os fornecedores da obra, do fabricante de ferragem pronta à loja de papel de parede, e prestar ajuda técnica e estética na compra dos materiais. Tudo para você construir com mais segurança e tranquilidade. 

E se tratando de arquitetura, segurança é fundamental! É preciso proteger a obra, os trabalhadores e também o bolso do cliente. Segurança decorre de um bom projeto e de uma obra bem planejada e executada. Significa atender às exigências dos órgãos de fiscalização e executar o trabalho com um profissional legalmente habilitado. A responsabilidade técnica dos serviços deverá estar registrada pelo seu autor perante o Conselho de Arquitetura e Urbanismo, garantindo segurança técnica, jurídica e patrimonial ao cliente e ao imóvel.

 

 

Quanto custa contratar um arquiteto?


No site do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) é possível consultar a tabela de referência de honorários para prestação de serviços de arquitetura e urbanismo.

Alguns arquitetos, porém, costumam calcular o preço de seus projetos por metro quadrado, onde, o valor do metro quadrado irá variar em função da complexidade do projeto a ser desenvolvido. 


Quando o profissional também realiza o acompanhamento e supervisão da execução da obra, é combinado entre cliente e arquiteto o pagamento das horas técnicas do profissional, que podem variar de acordo com a experiência do arquiteto. 


Em geral, os custos com serviços de arquitetura e urbanismo correspondem de 10% a 15% do investimento total de uma construção ou reforma. Uma parcela pequena comparada ao prejuízo que a má administração dos 90% restantes a serem investidos pode ocasionar.   


Não é raro ouvirmos histórias sobre obras que custaram muito mais do que deveriam custar. O arquiteto e urbanista é fundamental para que se economize em uma construção ou reforma. Ele é o profissional que vai fazer um projeto correto e bem planejado, auxiliando o cliente em todas as etapas do trabalho. Somente desse modo é possível prever a quantidade certa de materiais que serão utilizados, sempre com a melhor relação custo x benefício, evitando desperdícios. Da mesma forma, ao gerenciar a obra, o arquiteto e urbanista saberá orientar a contratação de mão de obra qualificada e na quantidade certa, além de cumprir prazos do cronograma planejado. Devido à sua experiência e ao seu conhecimento das técnicas construtivas, o arquiteto tem condições de sugerir projetos inteligentes e sustentáveis.


Como é desenvolvido um projeto de arquitetura? 


Depois de conversar bastante com o cliente, o arquiteto começa a desenvolver seus estudos. Numa primeira fase, apresenta um esboço geral, no qual constam apenas as informações básicas. Em seguida, prepara-se o anteprojeto, que é um pouco mais detalhado e contém o conceito arquitetônico da proposta.. A partir daí, providencia-se o projeto legal, para aprovação nos órgãos públicos, e o pré-executivo, que já inclui todos os materiais de acabamento. Já na próxima etapa,  final, o cliente recebe o projeto executivo com todo o detalhamento do projeto, com especificação e paginação de materiais e acabamentos. Aqui na Blomker arquitetura, como utilizamos ferramentas BIM, o cliente recebe também um modelo tridimensional do projeto, que possibilita ver todos os ambientes de forma realística, tal qual como ficará depois de executado.  O detalhamento técnico é entregue para o cliente juntamente com um Caderno de Projetos ou Memorial Descritivo do projeto. Estes documentos servem para orientar a construção do projeto. É muito importante manter as cópias desses desenhos, incluindo os projetos hidráulico e elétrico, pois você poderá precisar deles em futuras reformas ou possíveis reparos.

Atenção, dedicação e profissionalismo. Como muitas outras coisas que são importantes na vida, para construir ou reformar um imóvel, você precisa fazer do jeito certo. E para fazer do jeito certo, você vai precisar contratar um arquiteto e urbanista. Ele é o profissional adequado para a realização de um bom projeto. Em razão de seu conhecimento técnico, o arquiteto é capaz de entender os desejos de seus clientes e traduzi-los da melhor maneira possível, tornando-os reais, independente do tamanho e do valor.

Se você está pensando em construir ou reformar, entre em contato conosco para saber como podemos te ajudar.


Clique para Ligar
Fale por WhatsApp
Fale pelo WhatsApp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias para oferecer melhor experiência e conteúdos personalizados, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Li e aceito as políticas de privacidade.